top of page

Bahia perde humanista de destaque da medicina, educação e da doutrina espírita

  • Foto do escritor: SINDIMED BAHIA
    SINDIMED BAHIA
  • 1 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura


Com uma vida destacada à frente da educação médica em várias instituições de ensino, em particular da UFBA, da Escola Bahiana de Medicina e da Unime, o Dr. André Luiz Peixinho faleceu – vítima de ataque cardíaco -, na tarde de sábado, 30 de março, em plena atividade junto à comunidade espírita, doutrina à qual dedicou grande parte de sua vida.


Médico, psicólogo, filósofo, professor e palestrante liderança espírita reconhecido em todo país, Peixinho, como era mais conhecido, também era escritor e autor teatral, foi responsável pela formação de gerações de profissionais de saúde, revolucionando técnicas e práticas pedagógicas.


Com brilhantismo ímpar, Peixinho dedicou sua vida ao bem coletivo, através de suas obras comunitárias. Seu legado transcende as salas de aula, consultórios e os textos publicados, residindo no impacto profundo que teve sobre seus pacientes, alunos, colegas e todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.


Pessoa de profunda sabedoria e bondade era querido por todos, sempre pronto a ouvir, ajudar e aconselhar quem o procurava, o Dr. Peixinho destacou-se por sua abordagem humanista e holística da medicina, buscando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.


Peixinho graduou-se como médico em 1975 pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), da Universidade Federal da Bahia. Também na UFBA, obteve seu mestrado em Medicina Interna e doutorado em Educação. Por décadas foi Coordenador do Internato e Residência do Hospital Santo Antonio das Obras Sociais Irmã Dulce.


No Centro Espírita Caminho da Redenção e na Mansão do Caminho foi coordenador da Juventude Espírita Nina Arueira, nas décadas de 1960 a 1990. Ao lado de um grupo de idealistas, há 25 anos, deu início à Sociedade Hólon, organização não governamental, que busca investir no potencial humano através da saúde, educação, apoio social e arte.


O Sindimed-BA se solidariza com familiares, amigos, alunos e colegas do Dr. André Luiz Peixinho. Que possamos encontrar conforto na memória de seu sorriso, na sabedoria de suas palavras e no exemplo de sua vida.


Até sua morte foi marcada por profundo simbolismo de sua passagem pelo mundo, o sepultamento foi neste domingo de Páscoa, (31.03.24), no Cemitério Jardim da Saudade, onde centenas de pessoas prestaram homenagens ao mestre Peixinho.

 
 
 

Comments


bottom of page