top of page
Foto do escritorSINDIMED BAHIA

Conceição da Feira: Sindimed apura inconformidades no Hospital Maria Teodora Leal

O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), representado pela presidente Rita Virgínia e pelo vice-presidente Yuri Serafim, esteve hoje, 09.06.23, visitando a Unidade Hospitalar Maria Teodora Leal, na cidade de Conceição da Feira. A unidade ganhou destaque na mídia baiana após o prefeito da cidade ter feito, através das redes sociais, críticas injustificadas a um dos médicos da instituição.

Na ocasião um paciente que não era caso de urgência ou emergência, chegou à unidade e encontrou o médico no horário de seu almoço, após um turno exaustivo. Foi o suficiente para que o prefeito se manifestasse de forma indevida e ameaçando de demissão o profissional.

Durante a visita do Sindicato, ficou constatado que a unidade de saúde encontra-se em reforma. Disponibiliza apenas um médico no plantão, que apresenta alta demanda local e regional, atendendo de 60 até 120 pacientes ao dia. Na sala de emergência faltam respiradores, bomba de infusão, folha de impressão do ECG. Não há laboratório com exames essenciais 24h ou Raio-X. A unidade não possui incubadora ou berço aquecido para recém-nascido prematuro, em situações de parto emergencial, como já aconteceu, segundo colegas. A esterilização de materiais está sendo realizada em outro local.

Além de todas essas inconformidades, o plantonista não dispõe de conforto médico há mais de 30 dias, tendo sido improvisado, somente agora, um no anexo no ambulatório. Para se alimentar ou pedir regulação de paciente pelo computador, o médico precisa sair da unidade e ir a outro prédio anexo.

Assim, mais uma vez, o Sindimed se manifesta contrário e repudia qualquer aparente tentativa perpetrada pelo prefeito de Conceição da Feira no sentido de macular, nas mídias sociais, a imagem do colega médico, que estava em plantão numa unidade com tantas inconformidades estruturais. Apoio institucional e jurídico já foi disponibilizado ao colega pelo Sindimed.

134 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page