Tem circulado informação dentro do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, dando conta de que a UTI será aberta no próximo dia 1º de novembro. Ocorre que há ainda muitas pendências a serem sanadas no sentido de dar condições adequadas de trabalho aos médicos. Por isso os profissionais deflagraram mobilização cobrando providências da gestão.
O corpo clínico do hospital prossegue mobilizado, atento aos acontecimentos e em estado de assembleia permanente, buscando a resolução graves situações, a exemplo do desabastecimento de insumos e medicamentos básicos, falta de manutenção em equipamentos, falta de segurança, falta de enxoval cirúrgico e leitos para obstetrícia, além dos atrasos nos pagamentos, que são frequentes.
Assim sendo qualquer profissional que venha assumir funções em substituição ou fora de uma negociação intermediada pelo Sindimed-BA, estará incorrendo em infração ao Código de Ética Médica (CEM).
O Sindicato chama atenção para o que dispõem os Arts. 48 e 49 do CEM:
Art. 48. Assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação deste Código.
Art. 49. Assumir condutas contrárias a movimentos legítimos da categoria médica com a finalidade de obter vantagens.
Comments