MÉDICOS PELO BRASIL
- SINDIMED BAHIA
- 9 de fev.
- 1 min de leitura
No dia 27 de janeiro, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniu com médicos do programa Médicos pelo Brasil para discutir pautas relevantes relacionadas ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2024.
Após meses de negociações, a Fenam havia alcançado um acordo satisfatório com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Posteriormente, entretanto, foram incluídas e/ou retiradas unilateralmente cláusulas já consensuadas, comprometendo direitos essenciais dos médicos. Diante disso, a Fenam não assinou o ACT, por não aceitar condições que enfraquecem direitos e garantias da categoria.
Frente a essa situação, no dia 22/01/25, a Fenam formalizou junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) um pedido de mediação, buscando uma solução justa e equilibrada para o impasse.
A Fenam entendeu ser esse um caminho mais seguro para resguardar os direitos dos profissionais e assegurar condições de trabalho dignas no programa Médicos pelo Brasil.
O Sindimed apoiou essa condução da Fenam que, assim, reafirma seu compromisso com a defesa da classe médica atuando com firmeza e transparência para proteger os interesses da categoria e promover uma assistência à saúde de qualidade para a população.


Comments