Renda de médicos cai 12% em 8 anos.

Estudo da Faculdade de Medicina da USP e da AMB (Associação Médica Brasileira) revela que a renda média dos médicos caiu 12% no Brasil entre 2012 e 2020. Levantamento mostram, ainda, que as mulheres ganham até R$ 13 mil a menos que os colegas homens.

A pesquisa Demografia Médica no Brasil 2023 comparou a renda declarada por médicos brasileiros à Receita Federal e corrigiu os valores pela inflação. Segundo a pesquisa, a entrada de profissionais mais jovens no mercado de trabalho em função da grande abertura de cursos de medicina explica, em parte, a diminuição da renda no período analisado. Para se ter uma ideia, as vagas anuais em cursos de medicinam passaram de 12,9 mil (em 2003) para 41,8 mil (em 2022).

Apesar de mais profissionais no mercado, os médicos continuam mal distribuídos pelo país: as 49 cidades com mais de 500 mil moradores concentram 32% dos habitantes e 62% dos médicos.

A abertura de cursos proporcionou maior densidade de profissionais por habitantes, porém a persistência da concentração geográfica é nítida. Na Bahia, por exemplo, a capital Salvador conta com 5,30 médicos por mil habitantes, enquanto o interior possui apenas 1,83 médicos por mil habitantes.