O arrocho salarial imposto pelo Governo da Bahia ao funcionalismo público foi a principal motivação de uma manifestação realizada na manhã desta quinta-feira, 18.04.24, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com concentração em frente à Governadoria.
O Sindimed, junto com outros sindicatos de servidores, esteve representado por seu vice-presidente, Dr. Yuri Serafim e a diretora do jurídico, Dra. Alice Araújo, que reforçaram o protesto contra o arrocho salarial, reafirmando a luta por reposição imediata das perdas salariais, atualmente acumuladas em 54%.
Além da reposição das perdas, os servidores reivindicam que o Estado faça aportes da ordem de 4% a 5% ao Planserv, no sentido de melhorar o plano de saúde e de diminuir a carga incidente sobre os salários.
O último reajuste salarial, feito em 2023 – depois de sete anos sem qualquer reposição -, foi de apenas 4% e não repôs sequer as perdas inflacionárias. Com esse comportamento, os sucessivos governadores da Bahia demonstram total descaso com os servidores e, consequentemente, com a saúde pública e os médicos, já que não remunera adequadamente aqueles que cuidam diretamente da população.
Comments