Reunião com a SESAB, 14/11/24, agendada pelo Conselho Estadual de Saúde - CES, o SINDIMED reiterou a situação - médicos de Itaberaba, sem pagamento de junho, julho e agosto/24, pela INSV e com as mudanças, em aparente inconformidade, pela atual empresa - Ruy Barbosa, que reduziu plantonistas e valores remuneratórios.
Discutido concurso público; precarizações de vínculos; denúncias por redução de plantonistas e valores de remuneração após trocas das empresas, sobrecarregando os médicos e podendo impactar negativamente na qualidade da assistência, expondo-os a riscos; falta de segurança (agressões); inadimplência do Hospital Manoel Vitorino, na época do COVID e a recente intenção da OSID em reduzir plantonistas no Hospital Regional de Juazeiro. O SINDIMED solicitou segurança, principalmente nas maternidades e um olhar mais atento aos valores díspares entre remuneração dos médicos servidores, CLT e contratos PJ.
O CES manifestou seu apoio, solicitando documentos e formação de grupo de trabalho.
A SESAB esclareceu os tópicos levantados e garantiu que o processo para pagamento dos 03 meses em aberto em Itaberaba, já está em andamento e que os médicos receberão seus valores. O processo de elaboração do concurso público já está em processamento, seguindo o fluxo da SAEB.
Quanto ao Manoel Vitorino, o chefe de Gabinete, Dr. Cícero, afirmou que sua equipe estudará um remédio jurídico para resolutividade.
Em relação ao Hospital de Juazeiro, que é de grande porte, com cerca de 400 leitos e mais uma unidade fechada, confirmaram que se mantém os 03 plantonistas da emergência, com a possivel contratação de um evolucionista.
O Dr. Cícero se comprometeu em encaminhar, tanto para o CES como para o SINDIMED, Nota Técnica acerca das providências já adotadas para pagamento dos médicos de Jacobina e Itaberaba.
Comments