top of page

21 de novembro é Dia Nacional do médico Homeopata e da Homeopatia

Foto do escritor: SINDIMED BAHIASINDIMED BAHIA

O SINDIMED parabeniza os médicos homeopatas pela passagem de seu dia – 21 de novembro -, que também é o Dia Nacional da Homeopatia. O homeopata é responsável pelo tratamento de forma preventiva e curativa, com o foco no indivíduo e não na doença, buscando conhecer suas vulnerabilidades para atuar com medicamentos que possam promover cura e prevenção de doenças.


A homeopatia, método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, tem seu princípio na chamada Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo essa lei, as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Os semelhantes se curam pelos semelhantes (similia similibus curantur).


Esta semana, nos dias 18 e 19, o Congresso Nacional foi iluminado de verde, em alusão ao Dia Nacional da Homeopatia, 21 de novembro. A data comemora a chegada ao Brasil do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858), responsável por introduzir o método terapêutico ao país.


Apesar de estar incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, o acesso à homeopatia na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é de difícil acesso. Faltam médicos da especialidade e, em geral, a estrutura dos serviços de saúde municipais não é preparada para a oferta do tratamento.


A especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page