O dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras no Brasil desde 2009. Esta data foi instituída visando divulgar para a população as medidas preventivas para se evitar esse tipo de lesão, especialmente no mês em que comemoramos as festas Juninas. Nesta época do ano há um aumento da utilização de fogos de artifício, e com isso, um risco maior de acidentes, especialmente nas crianças e adolescentes.
Por definição, a queimadura é toda lesão causada pelo contato com agentes externos, que podem ser térmicos (por exemplo: fogo, líquidos quentes, vapores ou radiação), químicos (substâncias ácidas e alcalinas), elétricos ou biológicas (por exemplo: taturanas).
As queimaduras são classificadas como de 1º grau, também chamada de queimadura superficial. São aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas.
Já a queimadura de 2º grau é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. De 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas. As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, porém pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes.
As queimaduras de 3º grau são profundas e acometem toda a derme. Atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes. É preciso apoio cirúrgico no seu tratamento, necessitando de enxertos.
Em todos os casos a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar queimaduras.
Alerta! Evitar autocuidado e automedicação. Buscar serviço médico de imediato, sem manipular ou romper bolhas.
Comentários