Sindimed participa de Seminário sobre educação médica no Sta. Izabel
- SINDIMED BAHIA
- 28 de jun.
- 1 min de leitura
Evento teve como objetivo fomentar o diálogo e propor soluções para aprimorar a qualidade da formação médica no Brasil.

O Sindimed-BA participou de recente seminário da Faculdade Santa Casa da Bahia, focado no futuro da educação médica no Brasil. Realizado no Hospital Santa Izabel, no dia 05.06.25, o evento reuniu especialistas e um público muito interessado na discussão sobre os cursos de medicina, incluindo sua avaliação, criação, monitoramento e aprimoramento constantes.
Para a presidente do Sindicato, Dra. Rita Virgínia Ribeiro, que esteve na mesa de abertura do seminário, "é muito importante o compromisso com a educação por parte de instituições como esta, que trabalham com foco na assistência à saúde". Ela registrou, ainda, o estranhamento do Sindimed pelo MEC não ter dado autorização para abertura do curso de medicina da Santa Casa.
“Essa é uma faculdade que tem todos os requisitos para oferecer um curso de excelência, nos moldes em que nosso Sindicato e as demais entidades médicas defendem, com campo adequado à prática médica, com hospital próprio e corpo docente experiente e de alta competência”, destacou a presidente do Sindimed-BA.
As discussões durante o seminário abordaram os significativos desafios que o setor enfrenta, como a percepção de uma queda na qualidade acadêmica em muitos programas médicos. Isso inclui preocupações com a integração insuficiente de avanços tecnológicos e deficiência na experiência prática oferecida aos estudantes.
O seminário discutiu, ainda, questões sistêmicas como as dificuldades na implementação de medidas robustas de controle de qualidade e processos de avaliação eficazes para os cursos de medicina. Os participantes debateram a necessidade urgente de atualizações curriculares para acompanhar a evolução das práticas médicas e as demandas da sociedade.
Comentários