top of page

O Sindimed denunciou em oficio à Sesab e ao Conselho Estadual de Saúde - CES a situação de atrasos recorrentes dos pagamentos de honorários médicos de várias empresas terceirizadas.

  • Foto do escritor: SINDIMED BAHIA
    SINDIMED BAHIA
  • há 22 horas
  • 2 min de leitura

O Sindimed denunciou em oficio à Sesab e ao Conselho Estadual de Saúde - CES a situação de atrasos recorrentes dos pagamentos de honorários médicos de várias empresas terceirizadas, contratadas pela Sesab, em várias unidades e localidades.


No dia 09.10.12, a presidente do Sindimed-BA, Dra Rita Virgínia esteve na Reunião ordinária do CES, denunciando pessoalmente a situação de atrasos, que coloca os médicos em situação de sofrimento, porque se trata de verba alimentar, que usualmente já tem atraso previsto em contrato, mas agora ultrapassa o limite da tolerabilidade.


Trata-se de exploração do trabalho médico e que certamente vai causar falta de fixação de médicos em unidades e localidades, sendo então a população afetada e, certamente, a qualidade do atendimento será atingida.


Além das empresas terceirizadas, o vínculo por PJ diretamente com a própria Sesab (contratualização) também está atrasada, em muitos meses, 3 a 4 meses, em várias unidades complexas da rede estadual e, não traz nenhuma segurança aos médicos quanto a manutenção e/ou reajuste de valores, nem continuidade do trabalho, tudo regulado por Portarias.


Mais um modelo precarizado e inseguro para os médicos. Muitas queixas no Sindimed quanto a não contratação ou atraso na contratação, mesmo tendo sido aprovado na solicitação.


Tem médico que assinou há 1 ano o contrato, só foi chamado para trabalhar em julho 2025 e o contrato venceu agora em outubro 2025.


E agora, médicos ficam sem garantia de continuidade, vão passar por tudo de novo?. E o seu tempo? Vai guardar 12, 24 horas para uma possibilidade de renovação ?


Trabalho Médico em crise na Bahia.


Mais um ALERTA aos gestores, aos pacientes e à população.

Sindimed exige resolutividade definitiva desse processo.


Exige:

Concurso público, CLT, Reda até resolutividade definitiva.


Sindimed Bahia, a voz do médico baiano.

 
 
 
bottom of page